| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Meio Ambiente - Caiubi

Page history last edited by PBworks 16 years, 4 months ago

Em breve estaremos colocando todo material apresentado no Evento do CAMA em 29/11/2007. Mas você pode acessar aos projetos já realizados anteriormente e também acessar a nossa página de Oficina de Tecnologia na Educação Ambiental

 

Obs: Interessandos no material apresentado, podem enviar um CD para gravarmos. Contato com rosangelamenta@gmail.com

 


Registro de atividades de Educação Ambiental desenvolvidas na escolas e as parcerias com o Programa Caiubi das Indústrias Klabin

 

 

CAIUBI 2007

Todos somos eternamente responsáveis pelas

nossas atitudes!

 

OBJETIVOS

  • Conscientizar os educandos e a comunidade de que somos eternamente responsáveis pelas nossas atitudes.
  • Os nossos atos podem ter ótimas repercussões ou serem péssimos exemplos. Vamos construir um mundo melhor através das nossas mãos.
  • Pequenas ações podem mudar a nossa vida e de todos que convivem conosco!
  • Todos nós fazemos parte de uma grande rede, local e global, nos relacionamos com as pessoas, através de nossas idéias, sentimentos e atitudes.

 

“O bater das asas de uma borboleta pode provocar uma avalanche no outro lado do mundo...” (Autor desconhecido)

 

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

  • Reunião com os professores da escola para repasse do curso e discussão das atividades a serem realizadas na escola.
  • Oficina na FATEB de Tecnologia na Educação Ambiental
  • Postagem dos trabalhos, da oficina e do Programa Caiubi na página da escola http://cewk.pbwiki.com
  • Projeto vivendo valores, com todas as turmas para cuidar do patrimônio público e comunitário, diminuir o lixo, respeitar o ambiente em que vive e melhorar a convivência na escola.
  • Oficinas pedagógicas com alunos do Curso Normal para serem aplicadas com os alunos de Educação Infantil e Séries Iniciais.
  • Estudo do meio, através de maquetes, imagens e softwares.
  • Valorização da nossa comunidade, discutindo os problemas locais e propondo soluções.

 

O Colégio Estadual Wolff Klabin agradece a todos que colaboraram e estão colaborando com as atividades de educação ambiental, e em especial, a Indústria Klabin que nos proporciona um referencial teórico e o acesso as suas pesquisas, para que juntos possamos dar a nossa contribuição para o Planeta Terra.

 

 

Junte-se a nós...

 

Obs: Projeto em construção...

 


 


  slide errorPlugin error: That plugin is not available.

Apresentação do Caiubi 2006


  slide errorPlugin error: That plugin is not available.

Apresentação do Caiubi 2004

 


 

Caiubi 2003

 

PROJETO CAIUBI – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

NRE: Telêmaco Borba

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental e Médio

Av. Presidente Kennedy, 635 Centro

84261-400 Telêmaco Borba – PR

Telefone: (42) 273.4198 e 273.4255

Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba

 

Identificação do Projeto:

 

 

- Título: Valorize o ser humano e garanta a preservação do meio ambiente!

- Área do Conhecimento: Educação Ambiental e Patrimonial

- Segmento: Educação Básica

- Turnos: Manhã, Tarde e Noite

- Envolvidos no Projeto:

o Equipe Pedagógica: 07 Professores

o Professores: 60 Professores

o Alunos: 1.350

o Comunidade: A maioria dos pais

o Funcionários: Serviços Gerais e Administrativo

 

PROJETO PEDAGÓGICO

 

O melhor ensinamento é o exemplo. As palavras se perdem no ar, porque são abstratas, mas os registros das ações, não; estes ficam impressos na consciência e certamente serão reproduzidos pelas crianças, em algum momento. (Brahma Kumaris)

 

1. TÍTULO DO PROJETO:

 

Valorize o ser humano e garanta a preservação do meio ambiente!

 

2. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

 

Com o incentivo da Indústria Klabin S.A., através do Projeto Caiubi/2003 e da participação do curso de Educação Ambiental o professor-coordenador do programa junto ao colégio em reunião pedagógica, e de repasse das orientações do programa aos professores da Educação Básica chegaram à conclusão de que é necessário organizar um projeto que conscientize a comunidade, os pais, os alunos e todos funcionários da escola, no sentido de melhorar e preservar o meio ambiente em que vivemos. Estamos nos referindo a todos os sentidos: das relações sociais com o outro, do ambiente em que passamos nossas vidas, o que fazemos com o lixo que produzimos, da educação patrimonial, valorização do regional (espécies da flora e fauna, da memória histórica da região, etc.) assim como a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

 

A partir deste posicionamento consideramos que a elaboração de um projeto interdisciplinar pode melhorar as situações levantadas, à medida que todos se engajem no estudo, e na construção de um conhecimento, em um modo de encarar a vida e ver, que deve ser coletivo.

 

Para o desenvolvimento das atividades será necessário utilizarmos os multimeios educacionais, inclusive a internet, que além de acessar documentos atualizados no tema, possibilita um referencial conceitual significativo, à medida que podemos acessar informações do mundo globalizado.

 

3. OBJETIVOS

 

3.1. OBJETIVOS GERAIS

 

Proporcionar atividades pedagógicas com o objetivo de formar o aluno cidadão, crítico e participativo de sua comunidade, estado e país.

 

Criar espaços para que o educando possa empreender ele próprio a construção do seu ser, ou seja, a realização de suas potencialidades em termos pessoais e sociais.

 

A proposta pedagógica deste estabelecimento de ensino objetivará quatro grandes eixos: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender, proposto pelo relatório da UNESCO.

 

A família de nossos alunos será convocada a trabalhar e lutar pela criação de condições, que contribuam para que cada criança e cada adolescente, que passem pela escola, tenham sucesso na sala de aula e na vida, atuando em duas frentes: da co-gestão da escola e junto aos seus próprios filhos.

 

Desenvolver atividades para melhorar e preservar o meio ambiente e o patrimônio de nossa comunidade.

 

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Possibilitar o entendimento de que todos somos responsável pelo meio ambiente.

 

Pesquisar as ações e projetos realizados por diversas comunidades com vista à melhoria e preservação do meio ambiente.

 

Fazer uma reflexão sobre como estamos utilizando o meio ambiente e como podemos transforma-lo.

 

Envolver as famílias e a comunidade, através de seminários e oficinas para discutirmos o que podemos fazer para melhorarmos as relações sociais, a vida em comunidade e a preservação do meio ambiente.

 

Desenvolver atividades para que o aluno passe da heteronomia à autonomia, através de propostas pedagógicas integradas e interdisciplinares.

 

Buscar juntos professores e alunos, o referencial conceitual para a atuação junto à comunidade escolar, no sentido de integrar as ações, maximizando as oportunidades de acesso e sucesso escolar.

 

Exercitar a comunicação de culturas diferentes para ampliar a linguagem escrita e falada dos alunos.(Português/Inglês/Libras)

 

Levar o aluno a combinar a cultura geral com a possibilidade de trabalhar em profundidade a temática proposta, qualificando-o para enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, respeitando a pluralidade cultural.

 

Possibilitar o entendimento dos diferentes tempos e processos do início da decomposição dos materiais orgânicos em comparação aos inorgânicos recicláveis e entre estes inorgânicos.

 

Proporcionar uma reflexão sobre a importância do gerenciamento integrado do lixo urbano para a diminuição do volume de resíduos nos aterros sanitários e para o controle da poluição ambiental.

 

Pesquisar a internet sobre o tema proposto e as ações que vêm sendo desenvolvidas pelas entidades ecológicas.

 

Compartilhar situações de correção de atitudes, com a turma, proporcionando atividades de auto-avaliação. O aluno deverá ser estimulado a se conhecer, se amar e se superar.

 

A lógica positiva dos valores autênticos do ser deve ser mostrada de forma tão clara que as negatividades percam o sentido e pareçam tolas.

 

Todos os funcionários da escola deverão demonstrar através de seus atos e atitudes um comportamento que leve o aluno a perceber a importância de preservar o meio ambiente, o patrimônio e as relações sociais, envolvidas de amor ao próximo.

 

Construção de home page sobre o projeto proposto, com as produções dos alunos.

 

4. O PROJETO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

 

O Projeto Político Pedagógico de nossa escola dimensiona-se em questões emergenciais, tais como: a necessidade do aluno perceber que a escola é sua, de forma que ninguém larga ou destrói o que é seu, o mesmo se refere ao nosso ambiente, seja de trabalho, de relações sociais e da natureza. Outra questão relevante é a postura do aluno diante do estudo; ele precisa entender que estuda-se para vida e não para tirar nota no final do bimestre. Estamos reorganizando a distribuição do espaço físico da escola. Hoje temos sala ambiente de Artes, Educação Física, Xadrez e vídeo; Laboratórios de Ciências, Geografia, Informática, Química (precisa ser reativado). A biblioteca conta com um bom acervo de livros, está em vias de informatização do acervo bibliográfico e da videoteca.

 

A falta de cuidado com o lixo produzido na casa do aluno e na sociedade, de um modo geral, reflete a falta de consciência ambiental, gerando a depredação do meio em que vive. Na escola a situação está difícil, no que se refere à preservação do patrimônio público (salas de aulas sem portas, vidros quebrados todas as semanas), das relações pessoais e interpessoais (alunos que utilizam drogas, brigam entre si por pequenas coisas).

 

A proposta pedagógica da escola envolve o trabalho com indicadores tais como:

 

- os restos de alimentos compõem 60% do lixo produzido atualmente no Brasil, enquanto o inorgânico é composto basicamente por embalagens, muitas vezes recicláveis.

 

- a perda de alimento é provocada por manuseio inadequado e falta de embalagens para protegê-lo, aliados a um desenvolvimento desigual e a uma implantação incipiente de Gerenciamento Integrado do Lixo Urbano. Esses resíduos passam a ser uma fonte de sobrevivência para algumas camadas da população.

 

- o Brasil também perde uma quantidade imensa de alimentos devido à falta de um sistema de transporte eficiente. O processo de produção e transporte dos alimentos é muito poluente; logo, o desperdício do alimento gera um grande impacto ambiental.

 

A ação pedagógica desenvolvida em ano anterior procurou minimizar os índices de evasão escolar e repetência, buscou o auxílio da família e dos órgãos sociais de nossa comunidade.

 

Hoje há uma preocupação muito grande com a formação cidadã do aluno, com a valorização da auto-estima e a necessidade da família se envolver mais com seus filhos, reassumindo as questões que são inerentes a elas mesmas e que, ultimamente vêm renegando e transferindo para a escola.

 

5. JUSTIFICATIVA

 

Consideramos que:

 

- há necessidade da escola trabalhar com novas metodologias de ensino, multimeios educacionais, internet, de forma que o aluno se instrumentalize nas novas formas de comunicação e, ao mesmo tempo adquira um conhecimento atualizado e globalizado;

 

- precisamos incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções para utilizar instrumentos de nossa cultura, construindo e modificando o meio ambiente em que vivemos;

 

- faz-se necessário o envolvimento com a comunidade, os pais em interação com alunos e professores para que surta efeitos o trabalho cooperativo, modificando hábitos e atitudes de nossa sociedade em relação ao meio ambiente;

 

- o projeto possibilitará um salto qualitativo na escola, no que se refere a valores, a ética, ao meio ambiente e ao patrimônio público;

 

- a escola possui um laboratório de informática destinado a alunos da Educação Básica, onde a informática deve ser usada de forma inovadora na educação, quando ela nos permite fazer coisas que sem ela dificilmente conseguiríamos fazer;

 

- O incentivo oferecido pela Indústria Klabin S.A. para desenvolver projetos na área de educação ambiental, na qualificação de docentes e disponibilidade de acesso aos recursos naturais e a referenciais teóricos da empresa, viabiliza a execução deste projeto.

 

justifica-se o presente.

 

6. METODOLOGIA

 

As atividades serão organizadas de forma a propiciar atividades em grupos e individuais. Estudo do Meio: construção de maquete da cidade de Telêmaco Borba em curvas de nível. Pesquisas junto à comunidade, na internet, nos livros e revistas. Organização de seminários, painéis, teatros, concursos. Reuniões com todos os envolvidos para planejamento das atividades, por turnos de funcionamento da escola, organização, implantação do projeto e avaliação. Busca de parcerias junto a associações e comunidades. Construção de uma Home page sobre o projeto, com as produções dos alunos. Propor passeios na comunidade, analisando as questões ambientais.

 

7. ATIVIDADES:

 

7.1 Descrição:

 

Com o processo de urbanização, nem todas as cidades não foram preparadas para o tratamento adequado do meio ambiente e, em especial, do lixo urbano. Cresce a cada dia a preocupação com a melhoria da qualidade de vida e com impacto dos resíduos domésticos, comerciais e industriais. A valorização da flora e fauna local, a preservação da mata ciliar e das nascentes. Conhecer a sua história, o processo de ocupação do espaço vivido. Cabe à escola desenvolver atividades que levam a comunidade escolar, e por extensão, a família a preocupar-se com estas questões e a tomar atitudes frente a grave problema ambiental.

 

Para melhorar as atitudes dos alunos em relação aos valores morais, a ética, a preservação do patrimônio público e os relacionamentos sociais é que pretende-se uma reflexão sobre os valores que nós professores, cultivamos em nossos alunos. Pretende-se melhorar a auto-estima, realçar o acerto, valorizar a unidade de cada ser, o ser bom, o amor, enfim valores que levam o ser humano a felicidade.

 

7.2 Disciplinas envolvidas:

 

7.2.1 Todas as disciplinas: Trabalhar semanalmente com temas que levem o aluno a construir valores, a perceber a sua importância para a família, para a escola e a sociedade, desenvolvendo atitudes cidadãs, responsáveis pelo meio ambiente e pelo patrimônio público. Durante a quinzena, ou seja, serão trabalhados dois temas por mês, sendo desenvolvidos sempre no mesmo dia e horário em todas as turmas (2 horas/aula), com revezamento de horários a cada quinzena. Os temas propostos para os próximos meses são: Limpeza, Respeito, Amor, Responsabilidade, Organização, Paz, Cooperação, União

 

7.2.2 Geografia: reflexão sobre o meio ambiente como um bem da comunidade, valorizar as ações coletivas que repercutam na melhoria das condições de vida na escola e em sua localidade; visita a aterros, incentivo a reciclagem de lixo. Posteriormente serão definidos novos temas.

 

7.2.3 PEC – Programa de Enriquecimento Curricular de Geografia e História: construção de uma maquete da cidade de Telêmaco Borba, em curvas de nível na dimensão de 3m x 2,40m, onde será estudado e reconstruído o processo de ocupação do espaço, estudando o atual estágio das nascentes, matas ciliares, saneamento básico, lixo urbano, etc. Visita ao Parque Ecológico, interpretação da trilha, desenvolvimento de atividades pedagógicas dentro do parque, visita ao museu e ao Centro de Interpretação da natureza. Análise dos processos de preservação ambiental desenvolvidos pela Indústria Klabin S.A. e demais empresas do município.

 

7.2.4 Ciências: estudo da decomposição de materiais orgânicos e inorgânicos, compreender a necessidade de conservação e manejo dos recursos naturais, distribuição dos dados no excel. Construção de uma horta junto a cozinha da escola, com os alunos. Plantio de cerca viva de espécies nativas junto aos muros da escola. Reorganização dos canteiros dos jardins, inserindo plantas medicinais. Estudo das indicações, contra-indicações, forma de utilização das plantas medicinais. Construção de uma mine-estufa para incentivar o plantio de espécies nativas.

 

7.2.5 Língua Portuguesa e Inglês: analise das relações pessoais e interpessoais, produção de textos, painéis, relatos, paródias, poesias folhetos no Microsoft Word e Power Point, com temas relativos a educação ambiental, a história da cidade e da escola, a valorização do patrimônio público.

 

7.2.6 Arte: estudo das obras que retratam a inserção do homem no meio ambiente; a arte a partir da sucata, representações teatrais dando ênfase a situações do cotidiano e ao que pode ser feito pelo meio ambiente, pela relações sociais.

 

7.2.7 História: origem e organização dos meios urbanos, como o homem vem tratando de seus resíduos ontem e hoje, organização de mural com a história do colégio.

 

7.2.8 Educação Física: projeto de qualidade de vida: cuidados sobre higiene, saúde e o meio ambiente, caminhadas, atividades ecológicas de bem estar social e pessoal.

 

7.2.9 Matemática: poda das árvores da escola em formas geométricas, estudo das estatísticas referentes ao uso de recursos naturais. Oficina de produtos naturais de limpeza. Sociologia: reforma da casinha de recicláveis, etiquetagem dos latões.

 

7.2.10 Oficinas com professores de diversas áreas sobre: culinária alternativa, confecção de edredom infantil, educação ambiental.

 

7.2.11 Informática básica: Aplicar o projeto Time Ecológico: através de cálculos, conceitos, desenvolver atividades relativas a economia doméstica da água, energia, lixo e consumo, fazendo o acompanhamento mensal das estatísticas.

 

7.2.12 Introdução à Metodologia Científica: orientação monográfica sobre temas escolhidos pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio:

 

- A agricultura no Paraná

- Água e meio ambiente

- A forme e a violência no Brasil atualmente

- Petróleo

- Degradação ambiental

- Aves da fauna brasileira

- A fauna brasileira

- Meio Ambiente: ação global

 

7.3 Papel dos professores: Planejar, discutir, organizar e avaliar as atividades propostas. Orientar os alunos nas pesquisas. Acompanhar as atividades fora do estabelecimento de ensino. Orientar as produções dos alunos (painéis, apresentações, seminários, etc.). Organizar seções de vídeo. Participar ativamente das atividades que envolvem os pais, orientando-os durante as discussões e oficinas pedagógicas.

 

7.4 Material necessário: Casinha do reciclável. Cartolinas, papel sulfite, equipamentos de informática, sala de televisão e vídeo, retropojetores, biblioteca: revistas e livros e salas ambientes da escola, material de jardinagem, mudas de espécies nativas, materiais recicláveis, filmes, máquinas fotográficas. Materiais para oficina de: culinária alternativa, produtos de limpeza.

 

7.5 Duração: de março a novembro de 2003, Apresentação dos resultados parciais em 30/05/2003. Algumas atividades serão permanentes e sendo redimensionadas conforme a necessidade.

 

8. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO

 

Os professores, alunos, pais e demais pessoas envolvidas deverão acompanhar e discutir o desenvolvimento de cada uma das etapas do projeto, preocupando-se em saber o que aprendeu e se isso o fez repensar as questões propostas. Todos deverão participar de uma auto-avaliação no qual haja uma reflexão sobre o que fez e o que aprendeu e o quanto isso muda sua postura diante das atividades propostas, levando-se em consideração o proposto no que se refere ao aprender ser, a fazer, a conviver e aprender a aprender.

 

Apresentação de relatório parcial em maio e relatório final em novembro do corrente ano, junto ao NRE e a Indústria Klabin S.A., incentivadora do evento.

 

O projeto será divulgado através de reportagens aos meios de comunicação da cidade e também com a exposição das produções dos alunos junto à comunidade local.

 

9. Referencial Teórico

 

  1. ALMANAQUE RECREIO. São Paulo: Ed. Abril, 2003. CD-ROM.
  2. BOFF, Leonardo. O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas do Brasil. Rio de Janeiro: salamandra, 2001.
  3. EITEL, Lúcia da Silva. Conhecendo o Paraná. São Paulo: Ática, 1994.
  4. ENCICLOPÉDIA DA CIÊNCIA. Coleção interativa Galileu. Ed. Globo, 2001. Museu virtual dos felinos, das aves,
  5. FELIPE, Carlos; MANZO, Maurizio. O grande livro do folclore. Belo Horizonte: Ed. Leitura, 2000.
  6. GUIA QUATRO RODAS BRASIL. Roteiros de viagem 2001. São Paulo: Abril, 2001.
  7. ____. Turismo ecológico no Brasil. São Paulo: Abril, 2000.
  8. ____. Brasil 2001. São Paulo: Abril, 2001. (todas as cidades)
  9. KLABIN – DIVISÃO PARANÁ. Educação Ambiental. Fazenda Monte Alegre. (Kit com módulos e jogos).
  10. _____. Projeto Caiubi – Educação Ambiental. Telêmaco Borba, 2003. apostila.
  11. KUMARIS, Brahma. Vivendo valores na escola. São Paulo: S. Ed., 1995.
  12. LANGE, Francisco L. P. Campos Gerais: visões do paraíso. Curitiba: O autor, 2002.
  13. MINEROPAR. Atlas Geológico do Estado do Paraná. Curitiba: Compact Disc, 2002 – CD-ROM.
  14. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica –Brasília: MEC/SEF, 1998.
  15. RETRATOS DO BRASIL. 500 Anos de História e Cultura. Revista Caras, Ed. Caras, 2000.
  16. THE EARTH WORKS GROUP. 50 Pequenas coisas que você pode fazer para salvar a Terra. s.l.: Ed. Best Seller, s.d.
  17. PALHARES, José Mauro. Paraná: aspectos da geografia. Foz do Iguaçu: O autor, 2001.
  18. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. 3º Seminário Áreas do Conhecimento História e Geografia: Mapas e Maquetes. Universidade do Professor – Faxinal do Céu, 2002.
  19. PARANÁ. Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A intervenção da escola no curso do rio, 2002.
  20. PLIESSNIG, Alfredo; RIBEIRO, Evelise Batista. Time Ecológico. Telêmaco Borba, 2001. Relatório do Projeto Vale Saber.
  21. SILVA, Irenice et al. Noções sobre o organismo humano e a utilização de plantas medicinais. 2 ed. Cascavel: Assoeste, 1995.
  22. UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE. História e Geografia do Paraná. Curitiba, 2002.

 

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 2003

 

 

Apresentaremos a seguir o relato das atividades desenvolvidas pelo Colégio Estadual Wolff Klabin, referente ao Projeto Caiubi de Educação Ambiental, incentivado pela Indústria Klabin S.A.

 

O projeto vem sendo desenvolvido desde março do corrente ano, após o Curso Teórico/Prático de Educação Ambiental e Interpretação da Natureza, realizado no mês de fevereiro, onde a escola foi representada pela Prof. Rosângela Menta Mello, que está coordenando o presente projeto.

 

Foram realizadas diversas reuniões onde foram repassadas as informações e planejadas as atividades a serem desenvolvidas, em função dos objetivos traçados pelos educadores do colégio.

 

As atividades se desenvolveram de forma a articular todas as áreas do conhecimento, para que também fosse integrada entre as modalidades da Educação Básica.

 

As principais atividades foram:

  1. Vivendo valores na escola
  2. De Monte Alegre a Telêmaco Borba – Estudo do Meio
  3. Dia da Família na Escola e Oficinas Pedagógicas
  4. Reestruturação dos jardins da escola
  5. Sistematização das atividades em forma de Home Page

 

A seguir descreveremos as atividades realizadas, desde março até o presente momento.

 

Inicialmente foi organizado um edital permanente com informações semanais do andamento do projeto e das atividades planejadas, de forma que todos tiveram acesso as informações.

 

Foram realizadas reuniões, por período de funcionamento da escola, nos dias 07/03, 13/03, 01/04, 14/04 e 26/05, onde se redigiu o planejamento participativo de todas as atividades propostas, avaliação das atividades realizadas.

Após várias discussões, concluiu-se a necessidade de preservação e reformar o patrimônio da escola, mas que, antes de tudo, deveria ser realizado um trabalho de conscientização com todos os alunos. Desta forma, iniciamos a atividade Vivendo Valores na Escola, com a metodologia da Brahma Kumaris, uma ong não governamental, com temas em que todos os professores trabalham com suas turmas durante a quinzena inicialmente, passando depois a trabalhar mensalmente. Os temas trabalhados foram Limpeza, Respeito e Amor, e até o final do ano continuaremos com outros temas tais como: responsabilidade, organização, paz, cooperação, união, etc.

 

Durante as reuniões a temática era discutida, apresentadas metodologias de trabalhos práticos e avaliado o resultado do tema anterior. Em todos os casos o resultado foi positivo, mas temos consciência que uma mudança de atitudes se constrói em longo prazo. Desta forma, os professores optaram pela continuidade do trabalho até dezembro do corrente ano.

 

De Monte Alegre a Telêmaco Borba é uma atividade que está sendo realizada com o objetivo de levar os alunos a reconstruírem sua história, a de seu município e a perceberem a sua importância no espaço vivido. Através das Disciplinas do Programa de Enriquecimento Curricular de Geografia e História, os alunos da 7ª série estão construindo uma maquete de Telêmaco Borba, na dimensão de 2,70m x 2,40m em curvas de nível, confeccionada em parte de papelão e em isopor.

 

O projeto tem levado o aluno a perceber noções de cartografia, escala, relevo, a passagem do plano para o tridimensional. Para a construção da maquete, as turmas foram divididas em equipes, ampliaram através de retroprojeção a sua parte do mapa de Telêmaco Borba, de 10x20 cm para 30x60 cm, pintaram as curvas de nível com cores diferentes, organizaram moldes em papel fino, recortaram e montaram o relevo. Os alunos realizaram dois passeios de estudo do meio, onde visitaram vários bairros da cidade, entrevistaram moradores, observaram o estado atual dos arroios e nascentes da cidade, o trato dispensado ao lixo doméstico, a situação do Jardim União, estabelecendo um paralelo entre o referencial conceitual sobre meio ambiente e a realidade apresentada.

 

Foram realizadas análises sobre as questões ambientais como um bem da comunidade, valorizando as atitudes individuais e coletivas dos cidadãos telemacoborbenses, sua repercussão na melhoria das condições de vida na escola e de sua localidade e na visita ao aterro foi incentivada a reciclagem de lixo doméstico.

 

No Parque Ecológico em Harmonia, os alunos participaram de várias atividades pedagógicas, direcionadas para a educação ambiental, inclusive com uso de bússolas e mapas, de forma a compreender a relação da projeção com a realidade.

 

Atualmente, estamos na fase de acabamento do relevo e união do quebra-cabeça, sendo que das 72 peças, uniremos em 8 partes. A seguir a cobriremos com jornal e cola de trigo até desaparecer as curvas, formando o relevo.

 

Na maquete, a Mata Atlântica será apresentada nas proporções existentes por volta de 1900, com as nascentes dos rios, arroios e campos, onde os alunos iniciarão o estudo histórico da região, abrindo as picadas até Lagoa, o primeiro núcleo residencial de Monte Alegre, construindo as primeiras instalações da Indústria Klabin, as primeiras casas de Harmonia, e posteriormente Telêmaco Borba, chegando aos dias atuais. Neste estudo, será observada a formação da cidade, as formas de construção residencial e comercial, o respeito ao meio ambiente, as preocupações da Indústria Klabin com a construção de moradias para seus funcionários, o processo de desfavelamento das regiões ribeirinhas, o desmatamento dos arroios e nascentes da cidade, tais como o do Ouro, do Limeira, do Uvaranal, entre outras atividades.

 

Desta forma a construção da maquete possibilitará um amplo estudo do processo de ocupação do espaço em Telêmaco Borba.

 

Com o objetivo de aproximar os pais da escola foi organizado o Dia da Família na Escola e Educação Ambiental, movimentando toda a escola.

Na oportunidade foi organizado um painel com a história recente do colégio, seus formandos e professores, de forma a resgatar a memória da instituição.

 

Os objetivos das oficinas pedagógicas e das atividades de educação ambiental foram os seguintes:

 

A água e o meio ambiente - Sr. Antônio Lins Machado e Sr. Francisco Sobral – SANEPAR

o Conscientizar os alunos sobre a importância da água em nossas vidas.

o Discutir os recursos naturais existentes em nosso planeta de água doce e potável.

o Apresentar o trabalho da Sanepar no tratamento da água e do esgoto.

o Analisar dicas de economia que todos podem fazer.

 

A arte de fazer pães - Prof. Maria Luíza Ficher

o Ampliar o conhecimento, podendo até, ajudar na renda familiar.

o Orientar os cuidados e higiene na preparação de alimentos.

o Substituir as receitas rotineiras por novas sugestões.

o Melhor entrosamento da família com a escola.

 

A música e a história - Prof. Marcelo Kloster

o Expressões artísticas como a música faz parte do cotidiano de boa parte dos alunos, e estes são consumidores diretos desta mídia. O objetivo específico é a conscientização do aluno para a produção musical como resultado de um mercado consumidor e que esta produção também é cultura expressa através do seu conteúdo, aspectos do contexto histórico ao qual está inserido.

o Identificar alguns de seus problemas e refletir sobre possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.

o Reconhecer fontes históricas

o Valorizar o patrimônio sócio-cultural.

 

Amor exigente (p/ pais) - Prof. Guiomar Ribas

o Proporcionar maior interação entre alunos e pais (família), desenvolvendo um ambiente de confiança e respeito mútuo.

o Através do estabelecimento do amor e de limites, evitar que os adolescentes utilizem drogas.

• Auto-estima e limites - Dr. Eros Danilo Araújo

o Esclarecimento sobre limites e valores para alunos e pais, objetivando relações sociais e familiares harmônicas, desenvolvendo a auto-estima entre as pessoas.

 

• Confeccionando Edredons - Sra. Glacy Benck

o Ensinar pais e alunos, principalmente, para que possam se apropriar de conhecimentos práticos para o dia-a-dia e quem sabe, para uma profissão.

o Ajudar as famílias carentes

o Profissionalização

o Uso do tempo excedente das alunas adolescentes

 

Iniciação ao Xadrez - Enxadrista Renam

o Incentivar o jogo do xadrez na escola.

o Conhecer as regras e jogadas básicas do xadrez

o Estimular o espírito cooperativo nas aulas.

 

Jardim & Plantas Medicinais - Prof. Maria Cleusa

o Estudo da decomposição de materiais orgânicos e inorgânicos, compreensão da necessidade de conservação e manejo dos recursos naturais.

o Poda das árvores da escola em formas geométricas, estudo das estatísticas referentes ao uso de recursos naturais.

o Reorganização dos canteiros dos jardins, inserindo plantas medicinais.

o Estudo das indicações, contra-indicações, forma de utilização das plantas medicinais.

 

Marmorização de embalagens - Prof. Madel F. B. Azevedo

o Aprender a confeccionar embalagens para presentes, caixas, sacolas, etc.

o Aplicação de estudos de geometria.

o Reciclar os papéis e embalagens prontas.

 

O aquário e o meio ambiente - Sr. Orlando Reinaldo Jensen

o Demonstrar a importância de se cuidar dos animais quando adquiridos, valorizando a vida dos mesmos, sem prejuízo do meio ambiente.

o Conhecer os tipos de aquários e espécies apropriadas.

o Montar um aquário e fazer a sua manutenção.

o Reconhecer as espécies naturais do Paraná e as exóticas.

 

Portal CEWK - Coordenadores do NTE/TLB: Eziquiel Menta, Francisco de Assis Solak, Gílian Cristina Barros

o Tendo em vista necessidade e interesse que os alunos demonstram em conhecer e utilizar a internet, oportunizaremos a inclusão digital.

o Ter noções de TIC´s, através do Portal que simula o uso de situações semelhantes das que ocorrem na internet em rede Lan.

 

Prevenção de incêndios e primeiros socorros - CORPO DE BOMBEIROS DE TLB

o Levar o aluno e participantes a conhecer o funcionamento da corporação do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, sua estrutura e o atendimento a comunidade.

o Divulgar junto aos cursistas as medidas a serem tomadas em situações de risco.

o Orientar as medidas preventivas tanto no que se refere a incêndios como em acidentes.

o Demonstrar a importância da preservação e do respeito ao meio ambiente para uma vida melhor em nossa sociedade.

 

Produzindo Material de Limpeza - Aparecida Fátima Mendes, Idalina Batista, Ivan José Ocanha, Liliane Cecilia Melo, Kátia Cirene dos Santos, Sônia Maria Barbosa

o Reaproveitamento do sebo, óleo e embalagens de detergentes, reciclando o lixo.

o Compreensão dos processos químicos na confecção de produtos de limpeza.

 

Qualidade de vida - Benedita da Glória Aleixo, José Everaldo Torres, Maria Inez Malinoski

o Para a conscientização de fatores considerados determinantes para a melhoria da Qualidade de Vida.

o Valorizar e ajudar pais e alunos na melhor interpretação de um tema tão importante para a saúde plena e o bem estar pessoal.

o Cuidados sobre higiene, saúde e o meio ambiente, caminhadas, atividades ecológicas de bem estar social e pessoal.

 

Trilha da Vida - Lenir de Souza Ladika – Coord. e Educadora Ambiental – PMTB/IAP

o Desenvolver a sensibilidade dos educandos e a necessidade de preservar o meio ambiente, através dos órgãos dos sentidos.

o Refletir sobre a importância da visão na percepção do eu.

o Analisar o meio ambiente através da audição e do tato.

 

Trilhas e rumos – Rosângela Menta Mello

o Noções de direção e uso de equipamentos de orientação.

o Estimular a preservação do meio ambiente e do patrimônio público

o Aprender a orientar-se no espaço vivido, utilizando-se da rosa dos ventos, relógio-sol e estrelas.

o Desenvolver atividades de reflexão ambiental.

 

Viva melhor - Prof. Helga Engel

o Levar os alunos a refletirem a importância da escola para suas vidas.

o Relacionar o comportamento social com atitudes saudáveis de respeito à vida e ao meio ambiente.

o Dramatização de situações do cotidiano e discussão em forma de painel.

 

Reestruturação dos jardins da escola foi iniciada no mês de abril, onde foram replantadas algumas mudas, foram feitas podas as árvores e modificações nos canteiros principais. Pretende-se fazer um canteiro só com plantas medicinais (próximo aos mastros das bandeiras), os demais foram plantadas mudas, de preferência de espécies nativas da região. Os alunos pretendem formar um viveiro (próximo à sala de vídeo), onde já iniciaram as atividades, cercando-o com troncos de árvore.

 

Tínhamos estabelecido como objetivo a formação de uma estufa para plantas, mas após várias tentativas, concluímos que seria inviável pelo seu custo financeiro para construção e manutenção, assim optamos por um pequeno viveiro a céu aberto. O local escolhido é banhado de sol pela manhã e a tarde tem sombra.

 

A construção da horta junto à cozinha da escola, será iniciada pelos alunos no mês de junho, assim como o plantio da cerca viva de espécies nativas junto aos muros da escola (já ganhamos as mudas). Estamos no momento aguardando a arrecadação da rifa realizada pela escola para aquisição do equipamento de jardinagem (enxadas, pás, etc).

 

Durante todas as atividades realizadas os alunos participaram ativamente, produzindo textos, cartazes e digitando suas produções. Os professores das línguas colaboraram reestruturando os trabalhos dos alunos.

 

Foi feita a reforma da casinha de recicláveis colocando-se uma nova cobertura em eternit.

 

Na disciplina de Informática básica já iniciou a aplicação o projeto Time Ecológico: através de cálculos, conceitos, são desenvolvidas atividades relativas a economia doméstica da água, energia, lixo e consumo, fazendo o acompanhamento mensal das estatísticas.

 

Na disciplina de Introdução à Metodologia Científica serão desenvolvidos projetos ligados ao tema desta proposta de trabalho, as equipes já iniciaram a pesquisaram de fundamentação teórica, concluindo os trabalho de monografia até o final do corrente ano.

 

A sistematização das atividades realizadas, até o presente momento, foi digitada no programa FrontPage, com o objetivo de disponibilizar a home page a todos. Com auxílio dos alunos, que digitaram seus textos, nós organizamos o conteúdo, acrescentando de informações e imagens que estão sendo trabalhadas pelos professores e alunos desta escola.

 

O laboratório de informática da escola, através de seu portal oferece aos alunos e professores uma simulação de internet, o que torna bem interessante este projeto. As imagens e textos apresentadas na home page são fruto de revistas, catálogos que foram scanneadas, assim como de arquivos de alguns sites visitados pelos professores. O objetivo principal é disponibilizar aos educandos informações que eles não tem acesso, pois a escola não dispõe de internet no referido laboratório.

 

Pretende-se publicar a home page em site hpg. O Cd apresentado neste seminário está disponível a todos os interessados e funciona com auto-rum.

É interessante comentar que, apesar da maioria de nossos alunos nascerem em Telêmaco Borba, muitos não conheciam o Parque Ecológico e até o presente, ainda não haviam tido a oportunidade de fazer um estudo do meio em grupo, onde muitos alunos não conheciam as imediações do aeroporto, do aterro sanitário, do Jardim União e Recanto Feliz.

 

Os alunos sentiram-se valorizados em poder contribuir para a construção de uma cidade melhor, à medida que percebem a sua importância, nos pequenos atos de sua vida, seja em relação ao relacionamento com o outro, seja em relação ao meio ambiente e ao patrimônio público. Pode-se dizer que o projeto está cumprindo com o objetivo estabelecido de proporcionar ao educando a aprender a ser, a conviver, a fazer e a aprender a aprender.

 

Quanto à participação da família, ainda está longe do ideal, mas insistiremos durante a execução das atividades que serão realizadas, a traze-los para junto da escola.

 

Acreditamos que a home page possibilitará o intercâmbio cultural com outras regiões do Estado e do Brasil e estamos pesquisando formas de introduzirmos a libras nesta atividade.

 

Concluímos que as atividades propostas pela Indústria Klabin S.A. foram importantes para o Colégio Estadual Wolff Klabin, uma vez que incentiva a atividade de projetos pedagógicos. Louvamos a iniciativa da empresa, principalmente pela liberdade de escolha do tema proposto pela escola e pelos recursos disponibilizados aos participantes.

 

visitantes

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.